Siga-nos

As Primeiras Velejadas de St. Vincent à St. Maarten



By  Bonanza Veleiro     09:51     

Nossa principal preocupação foi aprender o máximo possível num curto espaço de tempo.
Vale novamente mencionar nosso skipper, Mané da Brava, que soube mesclar paciência e cobrança nesse nosso aprendizado inicial.



Começamos fazendo velejadas em St. Vincent e por lá ancoramos em Bequia, Blue Lagoon e Wallallibou (onde foi gravado o filme Piratas do Caribe). Estávamos aos poucos nos habituando com a vida à bordo e ao mesmo tempo começando a sentir e a conhecer o Bonanza. 











Em seguida passamos por St. Lucia, até chegarmos em Martinica, esta foi uma travessia dura, ventos e rajadas fortes, uma delas batendo algo em torno de 50 nós (mais de 90 km/h), muita chuva e ondas grandes. 
Exigiu frieza e nos fez respeitar ainda mais o mar e a natureza. Além da nossas energias, nos custou um remendo na vela grande (feito no dia seguinte num sailmaker local). 





Assim que chegamos no canal para entrarmos em Martinica, final de tarde, o alternador parou de mandar energia ao banco de baterias, e logo em seguida começou a vazar água do reservatório do motor, causando um superaquecimento e muita fumaça. Parecia que um incêndio estava prestes a acontecer. Um novo momento de estresse à bordo, ainda estávamos sob o efeito da porrada que havíamos pego horas atrás, quando nos deparamos com essa situação adversa, e para piorar, sem a vela grande (rasgada), sem motor, apenas com a jib içada e sem vento para manobrar dos navios e ferries que trafegavam no canal a toda velocidade. Já era noite quando ancoramos em Martinica, só com a jib, dando motor apenas na última manobra, cansados, mas como diz o capitão, nada é por acaso, tudo na vida tem um propósito. No dia seguinte, enquanto a vela grande era costurada fazíamos a manutenção no motor e alternador. Com "tudo certo" rumamos norte para Antigua, passando antes por outras duas travessias, Dominica e em seguida Guadaloupe. Ancoramos em Guadaloupe após uma velejada tranquila e dia lindo, descansamos e nos preparamos para a próxima velejada, iríamos nos encontrar com a Neiva e Tom em Antigua, momento tão esperado. Em virtude de vento forte e ondas grandes não conseguimos chegar em nosso próximo destino, foram necessárias três tentativas, muita paciência e esforço por parte da tripulação. 

Aprendemos que não se deve ter vergonha em dar meia volta, afinal nada é mais valioso do que nossas vidas, e que também não se agenda compromissos quando se está navegando. Nessa nossa nova rotina de vida não existe dia de semana ou final de semana, o calendário nosso de cada dia é ditado pelas forças da natureza. 

Enfim em Antigua, os novos membros da tripulação vieram à bordo. 






Velejamos por duas horas e fizemos uma parada em Deep Bay, para recarregarmos as energias. Lindo lugar!!! 












No dia seguinte continuamos até nosso destino final neste primeiro momento da viagem, rumo à St. Maarten/ Sint Martin.
A última velejada com o Mané, e o nosso primeiro overnight (parabéns tripulação). Como é extraordinário velejar com o céu estrelado e admirar o rastro incandescente que o barco deixa no mar. Mais um momento inesquecível. Ancoramos em Simpson Bay, lado holandês, em 29/11/2014, 14 dias de velejadas, uma manhã ensolarada, uma nova etapa se iniciaria. 

Agora é a hora de fazermos os reparos e melhorias necessárias no barco para continuarmos nossa viagem e realizarmos nosso sonho de dar a volta ao mundo de veleiro.

About Bonanza Veleiro

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas euismod diam at commodo sagittis. Nam id molestie velit. Nunc id nisl tristique, dapibus tellus quis, dictum metus. Pellentesque id imperdiet est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Translate