Essa provavelmente é a melhor definição dos nossos primeiros dias em St. Vincent.
Aproveitamos que o Bonanza estava num estaleiro, no seco, para fazermos o trabalho pesado. Lixamos e pintamos o fundo do casco, realizamos reparos diversos, fizemos manutenção nos motores de popa, revimos as velas, cabos, e estais, checamos motor, trabalhamos no mastro, e tentamos organizar da melhor maneira possível o espaço interno. Acredito que nossa falta de experiência foi compensada com disposição e apesar das dificuldades encontradas conseguimos, com ajuda mais do que especial do Manuel Alves, vulgo Mané, deixar o Bonanza melhor do que encontramos. O Mané foi contratado como skipper para nos ajudar a levar o Bonanza até St. Maarten, mas também nos deu dicas preciosas e trabalhou tanto quanto nós nesse começo de sonho. Obrigado meu amigo!
Quinze de novembro de 2014, proclamação da república, um sábado ensolarado em Kingstown, St. Vincent, dia em que o estaleiro em que o Bonanza ficou abrigado durante a temporada de furacões (no Caribe entre Maio e Novembro) estaria fechado se não fosse muita insistência nossa, é claro que cem dólares também ajudaram a convencer o povo.
O pessoal do estaleiro queria que zarpássemos à todo custo na sexta-feira, mas existe uma superstição no mundo náutico que aconselha nunca iniciar uma viagem numa sexta-feira. A previsão do tempo para a segunda-feira também não era das melhores.
Valeu à pena a insistência! Quando o travellift ergueu o Bonanza a emoção e a adrenalina tomaram conta de todos. Mané no leme, Ricardo e Pedro no convés, aguardávamos o pessoal descer o Bonanza na área molhada do estaleiro e começarmos nossa primeira velejada. Tudo certo, manobras, cabos, enfim, faltava apenas ligar o motor, aquela tensão! Pedimos à Deus para que tudo funcionasse! O motor ligou, mas logo em seguida o óleo começou a vazar, e nesse mesmo tempo o operador do travellift e o pessoal do estaleiro já davam seus trabalhos por encerrados. Por um momento ficamos sem motor, mas por sorte ainda não havíamos soltado as amarras, e depois de muitos gritos o operador do travellift conseguiu suspender novamente o Bonanza. O pessoal claramente queria ir embora e colocaram muita pressão para ou resolvermos logo o problema do motor ou deixarmos para segunda-feira. Mas rapidamente improvisamos uma tampa com uma madeira e estancamos o vazamento, completamos de óleo e pau na máquina! Agora vai, ufa...
Passado o estresse içamos as velas e fomos até Bequia, um dia inesquecível!
Pedro Luis Takeuti
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